Introdução
É de caráter notório que a educação a distância está se expandindo a cada dia mais no currículo acadêmico das universidades brasileiras, sendo buscada como uma estratégia para a melhora do ensino universitário. Varias são as disciplinas e cursos que se aliam à metodologia da educação à distância para promover uma melhor qualidade de ensino e, além disso, possibilitar aos alunos, com dificuldade de acesso à aula presencial, que usufrua de informações e avaliações de boa qualidade através da Internet.
Desenvolvimento
As dificuldades educacionais no Brasil estão sempre evidentes no dia a dia do povo brasileiro seja pela realidade vivida ou mesmo através de meios de comunicação em massa. A falta de verba, o desinteresse dos governantes e os projetos mal implementados colocam o Brasil em posição delicada no quadro educacional mundial, porém a educação à distância assim como outras metodologias de disseminação da educação vêm elevando a qualidade do quadro educacional do país.
A educação à distância, observada na maioria das faculdades brasileiras, vem se fortificando cada vez mais utilizando métodos de aprendizagem muito bem sucedidos elevando a qualidade de ensino. A aprendizagem colaborativa é o resultado da integração entre diversas culturas de regiões próximas ou distantes onde as perspectivas de troca podem efetivamente propiciar um acréscimo cultural além de uma perspectiva de troca que amplia os saberes que cada uma das regiões detém.
Além disso, a qualidade de ensino está intimamente ligada ao interesse do aluno e não só a capacidade do professor de ministrar uma aula. Pesquisas realizadas para a identificação da aptidão do aluno no ensino a distância revela que mais de 40% os alunos acreditam que o aprendizado depende deles mesmo e de como o conteúdo é ministrado. É importante ressaltar que os alunos têm a consciência que para realizar um bom curso são necessários: planejamento, tanto por parte dos professores com relação aos conteúdos como por parte dos alunos que devem reservar parte do tempo para se dedicar às atividades e ao acompanhamento do curso; envolvimento dos professores e dos alunos, participando no que é possível para tornar o curso dinâmico e mais produtivo; comprometimento e muita vontade de aprender.
Outro aspecto significativo é o quanto à globalização está promovendo uma maior qualidade de estudo e interação dos alunos. Belloni (1999, p.3), afirma que o fenômeno da globalização está transformando a sociedade industrial em sociedade da informação atendendo às novas demandas educacionais decorrentes das mudanças da nova ordem econômica mundial.Com isso, a educação a distância acompanha a evolução mundial não só no ponto de vista econômico, mas com abrangência educacional produtiva na formação de qualidade do estudante.
Conclusão
Devido aos fatos apresentados, a educação a distância é uma importante ferramenta para elevar o ensino no Brasil, visto que, com a globalização e o desenvolvimento mundial o compartilhamento de informações via Internet se torna uma importante ferramenta para o aprendizado seja pela aprendizagem colaborativa ou mesmo pela aula fornecida pelo professor. É importante ressaltar que a educação a distância é apenas uma das múltiplas implementações que podem ser utilizadas para a resolução dos problemas educacionais, é uma ferramenta que ajuda, porém sozinha não solucionará os dilemas da educação no Brasil.
Referências
Ø Anthony Kaye e Greville Rumble http://www.vdl.ufc.br/catedra/telematica/caracteristicas_meios.htm#_Toc457451613;
Ø Adriana Paula Borges 1
Ø Silvia Maria Farani Costa 2
Ø José Carlos dos Santos 3
(1. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FE-USP; 2. Departamento de Tecnologia / Centro Universitário FIEO - UNIFIEO; 3. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP).
Ø Educação a Distância: perspectivas e desafios para a Universidade Pública.(Carlos Campello)
Ø Educação à Distância: fatores estimuladores
(Prof. Dr. G. L. Santa Rosa).
Ø http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=289&Itemid=822
Ø MEC- Secretaria de Educação Distância
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=289&Itemid=822
Obs: Outros artigos e reportagens foram lidas, porém não foram colocados na referência, pois não se tratavam especificamente do trabalho, porém contribuiu para a formação deste.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário